Vida_16.01
vida_icon

Verão é a estação ideal para tentar engravidar

Cientistas descobriram que o sêmen está mais ativo durante os meses de julho e agosto, correspondendo a uma atividade duas vezes superior à registrada em janeiro

O calor, as mudanças sazonais e as alterações dos níveis hormonais, como a testosterona, são os principais ingredientes para quem quer começar a fazer bebês, revelam os responsáveis por este novo estudo, publicado no Chronobiology International.

Com 5188 homens a serem tratados por problemas de fertilidade e 11 anos de pesquisa, os cientistas do Centro de Incapacidade Reprodutiva do Hospital Universitário de Parma, norte de Itália, notaram picos de mobilidade no sêmen durante o verão.

Um em cada seis casais enfrenta a infertilidade, que é definida pela incapacidade de conceberem um filho depois de um ano de tentativas, que poderá piorar progressivamente com o envelhecimento. A infertilidade masculina é responsável por metade dos casos, com a baixa mobilidade dos espermatozoides (inferior a 40%) a contribuir.

“Nós provamos a existência de uma variação sazonal em alguns aspectos funcionais do sêmen humano”, confirma o Dr. Alfredo De Giorgi, mentor do estudo. Uma mobilidade de 50% no inverno, por exemplo, chega a mais de 65% no verão.

Confira a matéria no site Visão!

* O verão na Europa acontece entre os meses de junho e agosto

Compartilhe este artigo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso conteúdo.