vida_icon

Médicos sugerem campanha para que as mulheres não adiem a maternidade

963183 Pregnancy

Se você está pensando em adiar a gravidez para depois dos 35 anos, cuidado. Pesquisas indicam que as mulheres dessa idade têm seis vezes mais chances de sofrerem de infertilidade do que mulheres na faixa etária dos 20 anos.

Na matéria publicada no site do jornal O Globo, a maternidade tardia tem sérios riscos de complicações. Confira abaixo o resultado do estudo da Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, da Inglaterra.

Médicos sugerem campanha para que as mulheres não adiem a maternidade

LONDRES

Com a competição ferrenha do mercado de trabalho, as mulheres têm deixado a gravidez para bem depois dos 30 anos. No entanto, aos 35 anos, elas têm seis vezes mais probabilidade de sofrerem de problemas de fertilidade do que aos 25 anos, segundo o Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, da Inglaterra.

Os médicos alertam que as campanhas contra gravidez adolescente e o uso de contraceptivos dão a sensação, às adolescentes, de que a maternidade pode ser adiada indefinidamente. A batalha, agora, é por uma campanha alertando sobre os riscos da maternidade tardia junto com aulas sobre sexo seguro nas escolas, além de flexibilização das condições de trabalho.

– As mulheres atingem a satisfação com suas carreiras e decidem que querem ter filhos, mas aí já é tarde e não há como fazer o relógio voltar atrás. Deveríamos facilitar a vida no trabalho para que as mulheres pudessem ter filhos antes – diz o ginecologista Gedis Grudzinskas, especialista em infertilidade.

O período mais seguro, segundo os médicos, é entre os 20 anos e os 35 anos. Cerca de 30% das mulheres de 35 anos demoram mais de um ano para engravidar, percentual que cai para 5% entre as de 25 anos. E a maternidade tardia tem sérios riscos de complicações, como pré-eclâmpsia e aborto; além disso o parto geralmente não é normal, mas cesariana. Os homens da mesma idade também têm a fertilidade abalada, podendo demorar até dois anos para engravidar a parceira, mesmo se ela estiver na casa dos 20 anos.

Mesmo assim, cerca de 27 mil bebês nasceram de mães com mais de 40 anos em 2010, o triplo de em 1989. Só que os bebês têm mais chances de nascerem prematuros, pequenos, com Síndrome de Down e outros problemas genéticos.

Confira a matéria no site do jornal O Globo.

Compartilhe este artigo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso conteúdo.