vida_icon

Stress X Infertilidade

infertilidade

 

Você sabia que o stress pode afetar a sua fertilidade?

Segundo um estudo realizado em Michigan e no Texas, maiores níveis de stress (medidos através da enzima alfa amilase salivar) estão associados com maior tempo até a gravidez e maior risco de infertilidade. As mulheres com maiores taxas da enzima testada apresentaram uma taxa de fecundidade 29% menor do que as com níveis mais baixos da mesma enzima.

Foram analisados 501 casais, que estavam tentando engravidar, durante 12 meses e durante a gestação, se ela ocorreu. Segundo a autora do artigo, o objetivo do estudo foi esclarecer o controverso papel que o estresse tem na infertilidade. Devido ao grande sucesso dos tratamentos de RHA em superar a infertilidade, as causas clínicas se tornaram pouco relevantes, porém continuar a esclarecer os fatores associados à otimização da fertilidade natural é extremamente importante, afirmou Lynch.

O estudo utilizou dados do LIFE (Investigação Longitudinal da Infertilidade e do Ambiente), estudo em que mulheres voluntárias forneceram amostras de saliva no início e após a primeira menstruação para que fossem medidos o cortisol e a enzima alfa amilase , conhecidos marcadores de stress.

 

(Tradução livre da autora da Revista Focus on Reproduction 2015)

Lynch CD, Sundaraam R, Maisog JM, et al. Preconception stress increases the risk of infertility: results from a couple-based prospective cohort study—the LIFE study. Hum Reprod 2014; 29: 1067-1075.

Compartilhe este artigo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso conteúdo.