Depositphotos_207885300_xl-2015
vida_icon

Gravidez e Laqueadura: É Possível?

A princípio, gravidez e laqueadura parecem opostos. A laqueadura tubária ou ligadura de trompas é um método de contraceptivo definitivo. Geralmente, as mulheres que optam pelo procedimento já possuem filhos, e têm a certeza de que não querem mais um no futuro. Porém, como todos sabemos, com o passar dos anos muitas coisas mudam, principalmente porque grande parte das mulheres que realizam laqueadura ainda são jovens.

O número de mulheres laqueadas que buscam reverter o procedimento para recuperar a fertilidade tem crescido cada vez mais. Existem duas opções para uma paciente que tenha realizado a laqueadura e deseja engravidar: A reversão de laqueadura e a Fertilização in vitro.

 

O que é a laqueadura?

A laqueadura consiste em um procedimento cirúrgico em que as trompas da mulher são amarradas ou cortadas. Ou seja, os óvulos ficam impedidos de chegar ao útero, e, consequentemente, de se encontrem com os espermatozoides.

Vale lembrar que a cirurgia não impede que a ovulação aconteça e nem interfere no ciclo hormonal feminino. Por isso, a mulher continua menstruando normalmente depois do procedimento.

 

Reversão da laqueadura 

O procedimento de reversão da laqueadura consiste no religamento das tubas uterinas através de uma sutura. A cirurgia pode ser realizada por laparoscopia ou com o auxílio de um microscópio. Se trata de uma cirurgia complexa e pode durar em torno de três a quatro horas.

As chances de sucesso são limitadas e dependem do tempo da laqueadura, da técnica utilizada e da idade da paciente. Outro fator influente é a condição das trompas no momento da cirurgia. Se estiverem dilatadas ou com cicatrizes, por exemplo, as chances de  sucesso são reduzidas.

 

Fertilização In Vitro e Laqueadura

Fertilização In Vitro é uma alternativa bastante eficaz para as mulheres laqueadas, visto que o procedimento de laqueadura não interfere na produção dos óvulos.

No procedimento de  Fertilização in Vitro, ao invés do encontro do óvulo com espermatozoides ocorrer nas trompas (como no processo natural ou na inseminação intrauterina), ocorre fora do corpo da mulher, no laboratório. Nestes casos, o sucesso da FIV depende apenas de fatores externos, ligados à idade da mulher, à qualidade dos óvulos e espermatozoides coletados e do endométrio da paciente.

A decisão pelo método empregado (reversão da laqueadura ou a Fertilização In Vitro) deve ser feita com o auxílio de um médico, que irá avaliar fatores como a idade da mulher, o tipo incisão da laqueadura e de outros fatores que possam dificultar a gravidez. No entanto, a FIV é uma opção bastante atrativa, já que o procedimento é bem menos invasivo e as chances de gravidez por ela são maiores

Quer tirar mais dúvidas? Estre em contato conosco por aqui!

Compartilhe este artigo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso conteúdo.