vida_icon

Altas taxas de colesterol prejudicam a fertilidade; saiba evitar

Vida 16.06

Uma pesquisa publicada no periódico da Sociedade Americana de Endocrinologia aponta que as altas taxas de colesterol estão prejudicando a fertilidade de homens e mulheres. O trabalho, realizado com cerca de 270 casais, notou que aqueles que demoraram a engravidar apresentavam altos índices da substância. Os pesquisadores perceberam que basta que um dos parceiros apresente os problema para dificultar a concepção.

De acordo com Tatiana Rom, nutricionista clínica do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or, muitos estudos já provaram que a má alimentação tem impacto no envelhecimento celular e na qualidade reprodutiva.

– Hormônios que atuam tanto no sistema reprodutor dos homens quanto no das mulheres precisam de gordura para desempenhar o seu papel pelo organismo. A questão é que o colesterol alto demais ou muito baixo prejudica este metabolismo e interfere diretamente na qualidade de óvulos e espermatozoides – afirma Tatiana Rom.

A nutricionista explica que o colesterol não é sempre vilão. A presença da substância no organismo é essencial na produção de hormônios e enzimas, fundamentais no bom funcionamento do organismo. O importante é manter as taxas em equilíbrio, sem sobrecarregar o sangue com a gordura, que acaba se acumulando nas paredes das artérias e aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Como controlar o colesterol 

Para equilibrar as taxas da substância, a nutricionista recomenda ingerir as gorduras de boa qualidade presentes nos seguintes alimentos:

– nozes, castanhas e amendoim sem sal
– abacate, açaí, coco e água de coco naturais
– sardinha e atum enlatados
– farinha de linhaça e aveia, acompanhando frutas e iogurtes ou adicionadas nos sucos naturais

Devem ser evitados o consumo excessivo de carnes vermelhas, frituras, embutidos e alimentos ricos em gordura como pipoca de microondas. Para auxiliar a redução das taxas de colesterol, a especialista indica o consumo de fibras presentes em legumes, frutas e verduras, além de temperos como o alho, que auxiliam na limpeza do sangue e eliminação do excesso de gordura.

Confira a matéria no Jornal Extra online

Compartilhe este artigo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso conteúdo.