vida_icon

Ácido Fólico – Suplementação na gestação

 Qual a importância da suplementação de Ácido Fólico durante a gestação?

Segundo especialistas é muito importante que mulheres grávidas comecem a tomar suplemento de ácido fólico assim que a gravidez é diagnosticada. Na realidade, o ideal, é que elas já estejam tomando o suplemento há pelo menos três meses antes de engravidar, devido ao rápido desenvolvimento fetal no início da gestação, e aos tubos neurais dos fetos, que se fecham durante as quatro primeiras semanas da gestação. Nos Estados Unidos é comum que ginecologistas recomendem o suplemento para todas mulheres em idade fértil, independentemente de estarem ou não planejando uma gravidez, e no Brasil as farinhas de trigo em geral são enriquecidas com a substância.

O ácido fólico, vitamina do complexo B, também chamada folato, deve continuar sendo ingerido durante todo o primeiro trimestre da gravidez. Também pode ser encontrado em vegetais de folhas verde-escuras, frutas e grãos, porém a quantidade não é suficiente para as gestantes. O suplemento de ácido fólico deve ser ingerido por mulheres grávidas por uma série de motivos:

  • Ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebê, como o não fechamento da medula espinhal (espinha bífida), e a anencefalia. Os problemas com o tubo neural acontecem durante o estágio inicial de desenvolvimento do bebê, em muitos casos a gravidez nem foi identificada ainda.
  • O ácido fólico pode ajudar a diminuir o risco de o bebê ter alguns problemas, como lábio leporino e certas alterações cardíacas. Mulheres desnutridas têm as chances aumentadas para essas situações.
  • A falta de ácido fólico pode levar a um tipo de anemia, a anemia por deficiência de folato. A vitamina é necessária para a produção de glóbulos vermelhos e também é conhecida com vitamina B9, parte do complexo B.
  • A adequada ingestão de ácido fólico durante a gestação é muito importante para o rápido crescimento celular da placenta. A vitamina é essencial na produção, reparação e funcionamento do DNA.
  • Alguns estudos mostram que o folato pode reduzir o risco de mulheres desenvolverem uma doença chamada pré-eclâmpsia, que é um transtorno da gravidez caracterizado pelo aumento da pressão arterial, inchaço das mãos e rosto e liberação de proteínas na urina.

Geralmente, a dose recomendada de suplemento de ácido fólico durante a gestação é de 600 mcg por dia, porém muitos comprimidos no mercado são de 1, 2 e 5 mg, por isso , é comum o médico recomendar a ingestão de 1 mg. Em alguns casos como em mulheres obesas, histórico de epilepsia ou que já tenha filhos com alguma deficiência no sistema nervoso, as doses recomendadas podem chegar ao 5 mg por dia.
Alguns medicamentos podem interferir na absorção do ácido fólico pelo organismo. Portanto, converse com seu médico caso esteja tomando algum remédio para que ele possa avaliar se é o caso de suspender o seu uso.

Sony Dsc

Compartilhe este artigo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso conteúdo.