AIDS e Gravidez: É Possível?

HIV – O Vírus da AIDS

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da doença chamada AIDS, o vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender nosso organismo de doenças.

A AIDS, que é o estágio mais avançado da doença, também é chamada de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Como o vírus HIV ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a contrair doenças, que podem ser desde um simples resfriado até infecções graves como a tuberculose ou câncer. Hoje em dia é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas. O diagnóstico precoce da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa.

A transmissão do vírus se dá principalmente por via sexual, seja ela anal, vaginal ou oral. Outras formas de transmissão são por meio da transfusão de sangue, através do uso de drogas injetáveis, compartilhamento de seringas, canudos e cachimbos ou por meio da transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho.

 

O que é Sorodiscordância?

A sorodiscordância é a situação onde um dos parceiros num casal é portador de uma doença viral crônica, enquanto o outro não. Para o tratamento de fertilidade, as doenças que preocupam são aquelas que podem ser transmitidas por via sexual – por exemplo o HIV.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, é possível um casal soropositivo ter um bebê sem o vírus HIV. Isso é viável graças à medicina reprodutiva que permite que doenças virais, como AIDS e as hepatites B e C, não sejam transmitidas aos filhos ou ao parceiro não infectado.

 

O que a Reprodução Assistida tem a Oferecer?

A reprodução assistida pode ajudar minimizando os riscos de transmissão entre o casal, principalmente quando o homem é o portador do vírus. Para isso, são empregadas técnicas especiais de preparo e lavagem do sêmen.

Quando a mulher é a portadora, a técnica utilizada na reprodução assistida é a tradicional, servindo exclusivamente para evitar a contaminação do parceiro. Nesse caso, é fundamental a realização de um pré-natal adequado, onde serão tomadas medidas para minimizar os riscos de transmissão para o bebê.

 

No dia 01 de dezembro comemora-se o Dia Mundial do Combate à AIDS. Entre em contato conosco por aqui e saiba mais!

 

Compartilhar Artigo:

Deixe um comentário

WhatsApp chat