Novembro Azul: Câncer de próstata

Campanha Novembro Azul – Câncer de Próstata

O chamado Novembro Azul se trata de uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata está entre os tipos de maior incidência, e é a segunda maior causa de morte entre os homens.

Os números alarmantes se devem, em grande parte, à negligência e ao preconceito entre o próprio grupo masculino em relação à medicina preventiva, principalmente o exame de toque.

O câncer de próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, cuja função é produzir um líquido prostático que protege os espermatozoides.

O câncer se inicia a partir de uma disfunção na próstata, por meio da mutação das células presentes nessa glândula. Essa disfunção e mutação resulta em uma produção sem controle, causando o câncer.

 

Sintomas

Os sintomas do câncer de próstata em seu estado inicial não são facilmente perceptíveis, por isso muitos pacientes já estão em estado avançado quando diagnosticados.

  • Infertilidade;
  • Disfunções sexuais;
  • Dor ao urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Sensação de bexiga cheia mesmo após urinar.

 

Preservação da Fertilidade

Atualmente, os tratamentos para o câncer trazem um aumento considerável da expectativa e da qualidade de vida. Com isso, na grande maioria dos casos, esses pacientes podem retomar suas vidas e voltar a sonhar e fazer planos futuros. No entanto, os mesmos tratamentos, que incluem a quimioterapia e a radioterapia, ainda têm um efeito deletério sobre o aparelho reprodutor tanto do homem quanto da mulher, podendo causar infertilidade transitória ou permanente. Por esse motivo, existe uma preocupação cada vez maior em se orientar a preservação da fertilidade antes de se iniciar um tratamento contra o câncer. O congelamento é feito, preferencialmente, antes do paciente se submeter ao tratamento. Existem particularidades para cada caso, mas, de forma simplificada, podemos dividir os procedimentos assim:

 

Como prevenir o câncer de próstata?

Tratar o câncer de próstata em seu estado inicial aumenta em até 90% as chances de cura, por isso é importante fazer todos os exames e estar em dia com as visitas ao médico.

Além disso, ter uma alimentação saudável e balanceada, praticar exercícios físicos, não fumar e nem ingerir álcool são maneiras eficientes de se prevenir o câncer de próstata.

Homens a partir de 50 anos devem fazer o exame de toque retal e o exame de PSA regularmente, e claro, um bom acompanhamento médico.

Se junte a essa causa pela saúde dos homens e pelo combate ao câncer de próstata. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por aqui!

Compartilhar Artigo:

Deixe um comentário

WhatsApp chat