O período fértil feminino: Entenda!

Você sabe como calcular ser período fértil?

É possível saber quando é o período fértil através dos dias da menstruação e dos sintomas que a mulher apresenta nesta fase do mês, como aumento da secreção vaginal e da libido.

Para as mulheres que estão tentando engravidar é muito importante saber calcular o período fértil para aumentar as chances de sucesso. Porém, para calcular com precisão é necessário que a mulher tenha um ciclo regular (pouca variação de dias em 3 ciclos consecutivos, com variação máxima de 2 ou 3 dias).

O primeiro passo é definir quantos dias tem o seu ciclo menstrual, que é do primeiro dia da menstruação até o dia anterior à data da próxima menstruação. Faça isso por pelo menos três ciclos seguidos para ter uma maior precisão.

O segundo passo é diminuir 14 do maior ciclo desses 3 meses e diminuir 12 do menor, assim a data da ovulação pode ser considerada uma média entre esses valores encontrados. A mulher geralmente ovula 14 dias antes da menstruação.

Sabendo-se o provável dia da ovulação, o período fértil será entre os 3 dias antes e os três dias depois. Por exemplo, se você tem um ciclo de 30 dias, o seu provável dia da ovulação será o 15º e o período fértil 12° dia do ciclo ao 18° dia do ciclo.

É sempre bom lembrar que a fertilização pode ocorrer até um dia após a data da ovulação, pois um óvulo consegue sobreviver de 12 a 24 horas após ter saído do ovário. É mais provável que o óvulo seja fertilizado por um espermatozoide que já está nas trompas, porém a qualquer momento do período fértil a fertilização pode ocorrer, o espermatozoide fica viável por até 72h no trato genital.

Sintomas de período fértil

  • Secreção vaginal transparente: é o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando e, nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal. A mulher vai perceber um líquido na vagina parecido com a clara de ovo crua.
  • Acne – espinhas: é um dos sinais que mais facilmente é percebido para a maioria das mulheres porque a pele fica um pouco mais oleosa e podem surgir pequenas espinhas e cravos, mesmo após a adolescência.
  • Ligeiro aumento da temperatura: ocorre porque os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC, que pode ser medida com um termômetro logo ao acordar, sem levantar-se da cama.
  • Aumento da libido e do apetite: também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.
  • Dor no baixo ventre: no pico de todos esses sintomas, algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a indicação concreta de que está ovulando.
  • Irritação e instabilidade emocional: algumas mulheres ficam com o humor instável e isso pode indicar sintomas do período fértil.
Compartilhar Artigo:

Deixe um comentário